26 de dezembro de 2007

UMA GRAÇA QUE POUCOS DESEJAM

















2 Corintios capitulos 8 e 9

01 – TENDO SEMPRE - todos sabemos e cremos (será ?) que tudo o que somos, temos ou adquirimos é fruto do amor de Deus a nós.Seja o ar que respiramos, seja os talentos que temos , seja o que vestimos, comemos ou mesmo nossas emoções e rendas são fruto da graça de Deus a nós.Paulo , em romanos 12 :1 nos roga que “apresentemos a Deus nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é vosso culto racional “, ou seja, entrega a Deus daquilo que , pela sua misericórdia e graça, nos foi dado. De modo que sempre temos o que oferecer a Deus.Se olharmos para Jesus , poderemos ver a sua entrega total, espontânea, racional e graciosa a Deus.De modo que SEMPRE TEMOS pois ele nos deu e é essa percepção que nos leva ao segundo ponto deste “circulo da graça”

02 – AMPLA SUFICIÊNCIA – Quando entendemos e cremos que temos sempre, posto que Deus sabe de nossas necessidades antes mesmo que oremos, saberemos agradecer a Deus por tudo o que temos e nos contentarmos com o que temos posto que TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.(Fl 4:11-13).Sendo assim , sei que sou e estou sendo amplamente suprido pelo pai que suprirá cada uma de nossas necessidades conforme seu poder que opera em nós.Nosso problema são as prioridades. Num Mundo cada vez mais consumista , parece que nunca estamos satisfeitos. Nada parece SUFICIENTE!.Ora, nada contra adquirirmos bens, consumir produtos ou investir recursos em bens matérias.Mas será que vale a pena ganhar o mundo inteiro e perder a alma ?. Ou o que daria o homem em troca de sua alma ?.Qual o propósito de TERMOS SEMPRE ?.Será que a AMPLA SUFICIENCIA é para nosso próprio consumo e luxo ?.Claro que não. Deus nos dá vida com abundância , porém com um propósito muito maior e justo que veremos a seguir.

03- SUPERABUNDEIS EM TODA BOA OBRA – (Ef 2 :10) Se TEMOS SEMPRE AMPLA SUFICIENCIA , só a temos com o objetivo de que , no caminho, as boas obras se manifestem como fruto pratico da graça de Deus em nos dar o direito de sermos seus discípulos e anunciadores das boas novas.De forma que não há limites no que se pode fazer , nos falta apenas praticar. Se nos lembrarmos da parábola do “bom samaritano” veremos um contraste entre o saber e o fazer. O sacerdote, o levita e tantos quantos não se “samaritaram” pelo caminho, viram , perceberam , sabiam até o que fazer mas NADA FIZERAM. Estátuas de sal insípido. Sem sabor.(Lucas 10:25-37).Amor sem ação é a maior das hipocrisias.(2 co 8:8-10). o amor não pode ser apenas uma representação de sentimento, deve ter conseqüências práticas (Rm. 12:9).

04-ENRIQUECENDO-VOS EM TUDO – Quando entendemos que TEMOS SEMPRE por que o Senhor é quem nos SUPRE gerando assim , SUPERABUNDANCIA DE OBRAS enquanto caminhamos, saberemos que em tudo fomos e estamos sendo ENRIQUECIDOS. E não digo que tal enriquecimento seja em bens matérias mas sobretudo espirituais. O que Paulo esta ensinando , é que todo fruto pratico da graça, produz benefícios vindos de Deus posto que ...Deus ama o que dá com alegria (2 co 9:7) e (Mc 10 :21). Além disso, Se cremos que todas as coisas nos são dados pelo Pai , Isto também inclue o dinheiro. Todavia , não se esta aqui ensinado uma barganha com Deus mas a simples percepção de que toda ação generosa, solidária , espontânea e rica em misericórdia , sempre será alvo do ciclo da graça para que tal despenseiro da graça de Deus TENHA SEMPRE com que Socorrer ao necessitado (I Tm. 6:17 e 18).

05-PARA TODA GENEROSIDADE – Este é o propósito maior de Deus.Nos fazer seres generosos. (2 co 8 :2) .Aqui , Fica claro quais as motivações de Deus em nos ENRIQUECER EM TUDO. A maioria dos cristãos que ofertam, apenas o fazem pelo “circulo do medo e da culpa”. As motivações são erradas. Alguns ofertam por medo (pois lhe é ensinado que gafanhotos e devoradores consumirão suas rendas caso não dêem), ou então ofertam pela culpa (pois semelhantemente dizem que estariam roubando a Deus o que também é um argumento falso). Outros ofertam porque lhes foram ensinados que quanto mais derem e com “fidelidade” mais terão a ganhar materialmente falando e, portanto, vivem de barganhas com Deus na base do toma lá dá cá. As bênçãos de Deus são fruto das motivações certas em dar e jamais da quantidade de dinheiro que damos. (2 co 9:7) (Lc 21 :3)(2 co 8:12).Não é para ficarmos ricos mas para enriquecermos a muitos.(2 co 8 :9).

Portanto a graça de ofertar, é dom de Deus recebido pela fé e exercido em amor. Não é instrumento de barganha com Deus, mas instrumento de reverencia a causa do evangelho e ao próximo. Não se deve dar porque iremos receber algo em troca. Devemos dar porque nos foi dado o privilegio de contribuir com a obra de Deus no mundo.O reino de Deus não é um banco de investimentos onde se busca o lucro. O reino de Deus é um” lugar” para investimentos que vão além do vil metal. E quando me refiro a “lugar” não digo necessariamente um lugar-lugar mas sim um lugar, pessoa, instituição,situação, etc,etc,etc.Invista em pessoas que investem em pessoas.

Em relação ao “caminho da graça” como via comunitária para nossa caminhada, creio firmemente que vale a pena investir em toda forma que carregue a essência do evangelho. E o caminho, carrega.Portanto,Há muito o que fazer e precisamos de recursos para tão grande obra. Leia o livro "UMA GRAÇA QUE POUCOS DESEJAM" de autoria do pastor Caio Fábio de Araujo Filho , no qual, este texto tem sua base.
Uma Graça que poucos desejam - Caio Fábio

Na graça de Cristo que por amor se deu por nós.

Carlos Clay

2 comentários:

Bruno disse...

Interessante, curioso pra saber. =D

Bruno disse...

Uai! Já publicou a conversa de domingo!? Tudo bem =D Acho que teremos outra então...