28 de agosto de 2011

Examinais as Escrituras: Pra quê?




  • João 5:39 Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. (NTLH)
  • Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. (ACRF)
  • Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito. (NVI)


Sempre quando lia este texto e ensinado pela religião, de que, para ter pleno conhecimento da salvação em Jesus, deveria examinar (ler) as escrituras para adquirir tal conhecimento, me debruçava em estudar a Bíblia de forma sistemática para adquirir tal conhecimento salvífico com base no texto acima.

Porém a leitura do contexto em que Jesus diz essas palavras é bem diferente. Leia todo o capítulo 5 de João.
 
Jesus não está enfatizando a busca da salvação através da leitura das escrituras ou o seu pleno conhecimento, mas sim a total falta de compreensão dos judeus em lê-la e não entender que as escrituras falavam dele, Jesus, e não um estímulo ao estudo sistematizado dos textos bíblicos como se tem feito hoje. Não faltam EBD´s e seminários onde a teologia (ciência que estuda Deus) busca descobrir a “mente” do Senhor.

Essa busca insana tem criado mais doutores da lei no cristianismo do que em toda a história do judaísmo. E daí é que muitas das vezes se acabam criando as mais loucas doutrinas que acabam virando dogmas da religião, como moveres, batalhas espirituais sem fim até quando não existe Diabo na história, até porque se vê Diabo em tudo; leis que sobrecarregam as pessoas, doutrina da prosperidade, etc. No fim o que se tem é um cristianismo sem Cristo e cheio de pseudoconhecimento que se julga merecedor da salvação pelo simples “conhecimento” que tem da mesma.

Porém o evangelho é aprendido na vida, no viver de cada um, onde o vento sopra sobre a nossa vida, nos levando a experimentar os seus efeitos das mais diferentes maneiras conforme a estrutura de cada alma. Assim é no chão da vida que nossa fé vai se fortalecendo e desta forma vamos adquirindo o conhecimento do Senhor e não de “fôrma” acadêmica-intelectualizada através de estudos bíblicos como de quem estuda um livro de física.

Podemos dessa maneira através de um simples texto, tirando-o de seu contexto, criarmos qualquer um lindo ensino bíblico fora do contexto do que realmente ensina o evangelho.

É por isso que muitos quando acordam se sentem no céu e quando deitam se sentem no inferno, uma vez que não compreenderam o evangelho na vida e sim como um amontoado de conhecimento.

Que Deus nos ajude a compreender o evangelho através da fé em Jesus e que o nosso meditar nas escrituras nos conduza a um entendimento saudável que seja aplicável em nosso viver como experiência de quem tem aprendido o conhecimento do Senhor no dia-a-dia.



Inspirado na mensagem compartilhada em 29 de agosto de 2011.

Nenhum comentário: