15 de junho de 2010

ESTE PESSOAL DO CAMINHO DA GRAÇA

Não poucas vezes, nestes últimos tempos, já ouvi e li esta expressão: “ESTE PESSOAL DO CAMINHO DA GRAÇA”.

Logo quando começamos nos encontrar como Caminho da Graça aqui em São Paulo, escrevi este texto na tentativa de esclarecer aos que nos perguntavam o que queríamos.
Penso que ainda hoje ele pode ser útil a muitos.

O QUE O CAMINHO DA GRAÇA DESEJA

Na prática, o que o Caminho da Graça deseja é que, não nos tornemos mais um ambiente que o palco se torne o lugar principal, o lugar de honra, o lugar de destaque. Que não nos tornemos um ambiente de disputas intra-muros para se saber quem é mais ou menos isto ou aquilo. ( perdão, não gastar tempo em detalhes sobre isto ).



O que não queremos é nos tornar um ambiente de gente vaidosa, arrogante, presunçosa, cheia de si mesma, se achando, como dizem por ai. O que menos queremos é nos tornar uma estrutura pesada, isto é, cheia de departamentos, ministérios, projetos, programas, eventos, enfim, ter uma agenda ativista religiosamente falando.

O que não queremos é que nossos encontros se tornem uma mesmice, chatos, mas, também não queremos que eles se tornem um fim em si mesmo. Queremos que nossos encontros se tornem um lugar de conscientização da graça e que, a partir deles, a graça ganhe a vida, o cotidiano, o caminho na peregrinação dos caminhantes.

Queremos que nossos encontros sejam os primeiros degraus para um universo de possibilidades entre as pessoas. Queremos que, a partir dos encontros, das amizades espirituais que brotam, das afinidades que são identificadas, dos dons, talentos e habilidades que estão disponibilizados, todos se tornem homens e mulheres engajados por causa da graça na vida de outros tantos que precisam saber e conhecer a graça.

Para nós, a estrutura do Caminho da Graça tem que ser leve, muito leve, pois, não queremos gente comprometida com a estrutura, queremos gente comprometida com a vida.
Queremos gente trabalhando na vida e não no Caminho da Graça, isto é, na estrutura do Caminho da Graça. E, para que isso não aconteça, não vamos criar estruturas pesadas.

É obvio que precisamos dos chamados mínimos razoáveis para o funcionamento, para a operacionalização do caminho, mas, a graça deve funcionar e ser operacionalizada no cotidiano das pessoas. E mais, desejamos que as necessidades que estão surgindo no Caminho sejam atendidas de modo voluntário, natural, simples. Então, todos nós no Caminho, em vendo o que se precisa fazer, que nos disponibilizemos a fazer naturalmente.

Seja o que é muito simples ao que é complexo e demande tempo, mas, que seja natural, espontâneo, voluntário e com alegria em fazer, em servir, sabendo que é assim que se adora o Criador. Sim, claro, temos necessidades básicas que precisam ser atendidas pelos caminhantes, desde chegar mais cedo para ajudar na arrumação do nosso ambiente, a contribuir financeiramente para que tenhamos recursos mínimos para poder existir e se reunir como Caminho da Graça.

Carecemos também de gente com habilidades com crianças, adolescentes, jovens, casais..enfim...é claro que mais cedo ou mais tarde, teremos que saber lidar com estes segmentos e faixas etárias segundo suas necessidades e com uma leitura correta de como cuidar, segundo a consciência da graça.

Insisto, que isto aconteça de modo natural, sem estresses e cronogramas rígidos. Mas, tudo isso tem que acontecer com um único propósito, que todos nos tornemos melhores seres humanos. Que todos nos tornemos gente na vida.

Cristãos no mundo das pessoas, sejam elas quais forem. O Caminho da Graça deseja que os homens e mulheres, jovens e os maduros, crianças, enfim, todos sejam gente como gente deve ser. Pais, maridos, esposas, mães, filhos, profissionais, cidadãos melhores. Melhores em suas casas, trabalho, escola, universidades, na rua em que moram ,no bairro, na cidade, em qualquer lugar.

Que cada caminhante se voluntarie em algum projeto que visa melhorar as pessoas, atender as pessoas, cuidar das pessoas, servir as pessoas, sejam elas quais forem. Que nos engajemos em atividades culturais, ambientais, sociais, políticas, que visam dar qualidade de vida às pessoas.

Que nos ocupemos com programas, projetos e iniciativas que devolva a dignidade às pessoas. Seja na rua de casa, na escola, na creche, no hospital, na cadeia, asilos, e tantos ambientes onde a dignidade humana tem sido desprezada. Que os caminhantes se tornem solidários nos eventos trágicos da cidade. Que se mobilizem em direção dos que choram, sofrem, caem pelo caminho. Mesmo que sejam pequenos gestos de amor, de carinho, de simpatia, de compaixão.

Em casa, na família, que a graça produza relacionamentos saudáveis, onde haja conversa com filhos, com pais, avos, tios e tias, primos...Interessem-se por eles. Ouça sua mulher. Ouça seu marido. Ouça seus filhos. Ouça seus pais. Queridos, no Caminho da Graça, não queremos ganhar o mundo ou tudo que o mundo tem, e, perdermos a nós mesmos ou os que estão a nossa volta.

Quantos que com o discurso de ganhar o mundo para Jesus, se perderam, e perderam os que lhes eram mais caros e queridos.

No Caminho da Graça, queremos nos re-encontrar com a nossa própria consciência cristã, e re-encontrar todos e tudo que de fato dão significado à vida. Isto é tarefa para a vida toda e esse é o convite para uma peregrinação longa, paciente, demorada, mas, cheia de significado. Que seja assim. Isto é o que queremos no Caminho da Graça. Se é o que você quer, és bem-vindo.

Este pessoal do Caminho da Graça deseja se identificar com o Evangelho de Jesus de Nazaré. Só isto.[...]

Graça, paz & bem.

Carlos Bregantim

**************************************


Se você quiser e achar que deve, apareça:

Dia e Horário das Reuniões


Reuniões aos domingos, às 18h45min.
Local: Academia Gym Center.
Rua Ademar Luiz Nepomuceno, Nº 175,
Jd. Camburi, Vitória-ES.

Nenhum comentário: