13 de outubro de 2009

SINCRETISMO, CRISTIANISMO e BRUXARIA

----- Original Message -----

From: Breno Alonso

To: marceloquintela@caiofabio.com

Sent: Wednesday, October 07, 2009 11:24 PM

Subject: Re:MEUS AMIGOS, ME AJUDEM, ANTES QUE EU MORRA DE AFLIÇÃO!!!!



Mano Marcelo,



Realmente é triste o que tem acontecido com essas crianças na Nigéria. Logo quando soube a noticia entrei em contato com um amigo missionário e contei o que estava acontecendo e perguntei se ele tinha algum contato naquela região e ver se conseguiríamos mobilizar pessoas para ajudar essas crianças.



Por mais que eu queira ajudar financeiramente este projeto, infelizmente a minha realidade hoje esta um pouco complicada, mas saiba que estou em oração com todos vocês.



Sei que esta recebendo muito e-mail. Perdoe por mais esse. Eu sei que não precisava escrever um e-mail pra dizer que estou orando... Mas além de dizer que estou esperando a resposta desse conhecido eu queria deixar alguns pedaços do e-mail que ele escreveu pra mim pra você, explicando algumas questões da África em geral...



“Na Nigéria, como outras partes da África, há um altíssimo número de seitas tidas como evangélicas que são fruto do sincretismo religioso. Não saberia precisar, mas parece-me bem o perfil de algo assim.”

“O que imagino que aconteça, como em outras partes sincréticas da África, é o uso da religiosidade como meio de “cura”, especialmente de problemas espirituais, sob pagamento de algum valor. É o mesmo que os feiticeiros fazem, na verdade. Tal prática, infelizmente, é comum em várias seitas e tem raízes no animismo fetichista em que o feiticeiro sobrevive basicamente pela arte de identificar pessoas sob ataque de espíritos malignos e libertá-las pelos ritos, ganhando, assim, dinheiro, bens ou favores.”

“Já estive na Nigéria uma vez, a caminho de Gana onde trabalhamos um bom tempo. O tipo de sincretismo lá visto é resultado de uma integração muito intensa entre Cristianismo e bruxaria, daí tais aberrações existentes na bruxaria e reproduzidas pelos ditos evangélicos.”

"De fato é um caso de polícia, o que infelizmente não funciona tão bem naquela área. As maiores proteções individuais vem dos clãs."



Achei interessante colocar alguns pedaços do papo que tive com ele mais para passar um pouco da cultura da região pra você (o que funciona no Brasil não funciona lá). Para fazer uma atuação eficaz é preciso entender o povo e a cultura.



Vou ficar por aqui por já estar um pouco grande esse e-mail.



Abraços fraternos,



Breno Alonso.



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Resposta:



----- Original Message -----

From: Marcelo Quintela

To: Breno Alonso

Sent: Thursday, October 08, 2009 11:14 AM

Subject: SINCRETISMO CRISTIANISMO & BRUXARIA



Breno, obrigado. É de fato válido o que você passou.



Pelo vídeo percebo esse sincretismo nítido, até pq nenhum pastor usaria uma manta com o rosto de JESUS estampado, se não fosse sob bases sincréticas; do mesmo jeito que aqui no Brasil o iluminado espírito de JESUS "desce" nas mesas brancas kardecistas.



A nossa questão não são os pastores. É o POVO! Pais e familiares. Se eles se converterem ao Evangelho do Senhor, acabará o MEDO; assim como o ensino do Evangelho aqui no Brasil liberta as pessoas das superstições (tinha uma época que libertava, né...)



Tal Missão só se constituirá bem sucedida se o POVO for ensinado a guardar o que Jesus tem ordenado. Daí conhecerão a VERDADE QUE LIBERTA; e deixarão de ser vítimas dos "falsos profetas" da região.



Não é isso que o site faz aqui?



Sim, pela leitura do site e interiorização dos conteúdos têm muita gente dando de ombros para os púlpitos ameaçadores do evangelho do terror, a serviço da Teologia da Causa e Efeito, que é a versão cristã de nosso paganismo de sempre!



Obrigado meu amigo por suas orações. E no mais, acredite: qualquer oferta vale, pois um real significam lá 83,00 naíras... (moeda local).



Na mesma Graça,



Marcelo

Nenhum comentário: