6 de julho de 2009

ONDE ESTÁ A SUA GRATIDÃO?




Texto base Lucas 17:11-19
Um texto bem conhecido de todos nos sobre a cura dos dez leprosos.
Narra a história de dez leprosos, é claro, e seu encontro com Jesus.
O que nos chama a atenção:
1- A prova de fé. Jesus não fez nenhum gesto, não anunciou nenhuma palavra, não estendeu
as mãos, mas apenas disse para que eles fossem e se mostrassem aos sacerdotes, e enquanto caminhavam foram curados. Eles obedeceram a voz do Senhor e pela obediência alcançaram a benção.
2- Um dos que foram curados, cheio de gratidão louvou a Deus em alta voz e voltou, prostrando-se com o rosto em terra, muito lhe agradeceu, sendo este samaritano.

3- Os outros nove, judeus, nem deram com as caras.


Assim o amor de Deus está estendido a todos que por meio da fé e obediência a Voz, podendo alcançar suas bênçãos. Não importa quem sejam, judeus ou samaritanos, católicos ou evangélicos, gentios ou eleitos conforme a graça, todos podem ser abençoados por Jesus. Ele faz a chuva cair sobre justos e injustos.

E assim tem acontecido ao longo da vida. Deus sempre tem abençoado o homem e nas mínimas coisas, até mesmo as vezes imperceptíveis. Há livramentos que nem nos damos conta.

Mas essa história nos revela a dureza do coração do homem. Os nove leprosos tiveram seus corpos purificados de sua lepra, mas o coração continuou leproso e ingrato. Apenas um viu o milagre e retornou para agradecer.

A pergunta é: temos nos sidos gratos a Deus pelas bênçãos recebidas, pelo menos as que nos são tão explicitas ou temos deixado o nosso coração se endurecer achando tudo normal? Há quem pense que talvez seja uma obrigação de Deus.

Temos andado em obediência a Voz que nos chamou das trevas para o seu imenso amor?

Jesus demostra ter um interesse todo especial pelos samaritanos. Um povo rejeitado pelo próprio povo judeu, mas aptos para serem agradecidos quando eram agraciados por Deus. Ou seja, os que tinham a promessa foram-se sem deixar que o milagre acontecesse também em seus corações. O único que tinha tudo para ser o maior ingrato, dado toda a carga de desprezo que carregava por ser um samaritano, revelou-se uma pessoa sensível a Deus, agradecendo pela cura e recebendo muito mais do que pedira.

Busquemos nos a cada dia a gratidão a Deus assim como o pão nosso de cada dia. Que não nos esqueçamos de agradecer ao Pai por todas as bênçãos que Ele de forma tão graciosa tem nos dado.

Faça isso um exercício, não mecânico, mas sim fruto do reconhecimento em gratidão do amor de Deus por sua e por nossas vidas. Comece agradecendo por tão grande salvação ao qual não podemos ignorar.

As vezes depois de tanto tempo doentes, como os leprosos, podemos perder a sensibilidade da gratidão. Sejamos gratos a Deus, dando graças sempre e em tudo, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco.

Texto inspirado na mensagem de domingo 05/07/ trazida pelo irmão Carlos Clay.

Nenhum comentário: