17 de junho de 2009

O QUE ME ENCANTA EM NOSSOS ENCONTROS - CARLOS BREGANTIM

Encerramos o encontro ao redor da mesa do Cordeiro. Entre o repartir do pão, do vinho e vida. Confirmações memoriais através de batismos, abraços, beijos, lágrimas, sorrisos, olhares, gestos gentis, promessas e uma sensação gostosa de presença de Deus na presença de gente boa dEle.
Encerramos sem saber onde e quando acontecerá o próximo, mas, com a absoluta certeza de que acontecerá. Em algum tempo e lugar do Brasil.
Isto me encanta. Não nos ocuparmos com um planejamento rígido. Deixar acontecer. Deixar brotar e crescer em alguns corações o desejo de hospedar e ai, planejar, organizar o próximo encontro. Não estamos presos a uma agenda fixa. Que maravilha.
Encanta-me contemplar o caminhar dos participantes durante todo o encontro em absoluta liberdade.
Não há palavras de ordem. Tudo acontece naturalmente, claro, com minimos de organicidade, mas, nada rígido.

Encanta-me a naturalidade da mutualidade. Nunca houve em nenhum dos encontros e neste não foi diferente, qualquer necessidade de encorajar a comunhão. A mistura dos grupos. A aproximação dos mais tímidos. Isto é lindo.
Encanta-me o modo como todos se dispõe à ouvir quase duas horas de sermão por noite, do mesmo modo como se dispõem às festas, passeios, brincadeiras e tudo que foi acontecendo durante o encontro.
Encanta-me em meio a um encontro o repartir de recursos na entrega de uma oferta a mais, digo, alem de cada um ter bancado sua própria ida e permanência no local do encontro. É isto e é assim que deve ser.
Encanta-me a diversidade de lideranças a medida que se houve os mentores das iniciativas e estações que estão surgindo pelo Brasil todo. Quanta competência. Quanto ecletismo. Quantos dons e talentos disponibilizados.
Encanta-me a impressão gostosa de que todos estamos aprendendo. Todos estamos em processos. Todos estamos nos adequando ao novo. Todos alimentamos expectativas, mas, ao mesmo tempo, celebramos o que esta acontecendo.
Encanta-me a coragem dos que estão em lugares onde enfrentam uma espécie de perseguição, mas, não arredam o pé. Crêem de fato que o Evangelho é a boa noticia de Deus ao homem e por crerem assim, ficam só com o Evangelho, mesmo, perdendo o status e os benefícios da instituição religiosa.
Encanta-me a generosidade e a disponibilidade de uns para com os outros, traduzidos em gentilezas, solidariedade, boas palavras, toques gentis.
Encamta-me confirmar que todos fizeram o encontro e aqueles aplausos do encerramento foram recebidos e podiam ser recebidos por todos.
Da minha parte, digo, obrigado por serem instrumentos de cura e encorajamento na minha vida. Obrigado por deixarem Deus lhes usar nas vidas uns dos outros. Obrigado por fazerem do Caminho da Graça, este lugar de re-encantamentos.
Que das sementes plantadas no encontro, brotem árvores e flores de modo que o perfume de Cristo exale por toda terra.
Gratidão, boas memorias, saudades & expectativas para o que virá.
Bjs.
Carlos Bregantim
Caminho da Graça - Estação São Paulo

Nenhum comentário: