3 de março de 2009

MEIA SANTIDADE ????????????



Tenho conversado com alguns irmãos por e-mails e muito me angustia o fato da incerteza latente em cada um deles. Me refiro, a sua santidade e identidade em Cristo.
Conheci um político bem intencionado que propôs, em um outdoor, demonstrar sua honestidade com a seguinte frase :
“SOU 90% HONESTO”
ORA, é possível ser meio-honesto; ou meio-justo; ou meio- santo ?
Não! Quem é honesto ,é 100% honesto e quem é justo, 100% justo é.

Quando o assunto é santidade o povo pira, surta, enlouquece.
Diz a cartilha que a lei nos conduziu a Cristo para nos justificar mas somos santificados pela lei, até os reformadores pensaram ter achado a “solução” do problema teológico da graça de graça.Sim!, um problema, haja vista que a graça como graça sempre foi uma idéia “abusiva demais”.
Então para se resolver o problema teológico criou-se a doutrina da meia-santidade, vivendo num dualismo hipócrita, ilógico e contrário ao evangelho da graça.
Então fulano diz: oba! Hoje só pequei 3 vezes, estou mais santo que ontem. Criou-se então a “ escala de sucesso” , as olimpíadas do crentão, onde dizem que a santificação tem duas “fases”: uma em Cristo a outra em si mesmo na guerra contra o pecado.Aí começa o frenesi por “santidade” que nada mais é que mutilações performáticas e neuróticas de quem não aprendeu a descançar em Cristo com graça e verdade.
Então repetem a si mesmos: tenho que ser santo, tenho que ser santo, tenho que ser santo...Acabam se frustrando cheios de culpa e de medo.
Ora, é preciso que isso acabe e se perceba que não existem etapas na santificação mas sim consumação. Fui justificado, santificado e regenerado nele, por ele e para ele restando apenas me despir do velho homem que se corrompe e renovar meu entendimento conforme a luz do evangelho sobre mim.
Mas o velho homem não sou eu visto que de fato já estou nele.
O velho homem é um intruso tentando arrombar minha consciência que se renova a cada dia.Eis toda a confusão pois confundem o agir natural e regenerador da palavra e do Espírito,com o frenesi doente das performances humanas e isso nada tem haver com santificação mas sim com a manifestação da santificação já obtida em Cristo.
Por mais que queira, lute ou me mutile, jamais conseguirei ser mais santo ou menos santo pois JÁ SOU SANTO em Cristo apenas prossigo no caminho no qual fui posto por ele que é o caminho da santidade.
Ora, a graça da graça não esta somente em justificar mas também em santificar e em regenerar fazendo-me grato e limpo.Então parem os medos, as culpas as performances e apenas... descanse e prossiga deixando Deus limpa-lo dia após dia.
Renovar sua mente e fazê-lo crescer de glória em glória até a estatura de varão perfeito.
Shalom,

Carlos Clay
Escrito em 2006 ainda quando havia o site "pensamentojovem"

Nenhum comentário: