29 de março de 2008

O CAMINHO É PRA DENTRO, A COMUNHÃO NÃO !



O CAMINHO É PRA DENTRO, A COMUNHÃO NÃO !

Amigos,

Uma coisa que sempre acaba por me gerar certo incomodo é, até que ponto o “caminho” se faz pra dentro.Nós sabemos que o evangelho não é a freqüência a lugares e,nem tão pouco, o lugar.Alardeamos a todos que o caminho é na vida. Uma das frases mais repetidamente ditas e lidas é” O lugar do culto perdeu sua ênfase geográfica , o templo sou Eu e a liturgia é a vida vivida em Cristo”.Tudo muito correto e belo. Essa frase de fato faz parte do Caminho. Todavia, creio que muitos acabam por caminhar tanto, tanto, tanto pra Dentro, que acabam por não produzir nada pra fora. Como já disse o Marcelo, as vezes a mão direita não sabe o que fez a esquerda pelo simples fato de que a esquerda não fez nada mesmo.A gente se acostuma muito fácil a si desacostumar.Saímos de uma pratica liturgia forçada via barganhas, para um marasmo quase que mórbido.Tudo vira motivo pra não se motivar.O caminho se faz pra dentro pois é um caminho de autovisibilidade.È um caminho onde a gente vive com Deus sem medo.È um caminho de arrependimento diário e de reflexão de si para com Deus sem virar xerife e nem tutor da vida de ninguém. A gente as vezes parece que abraçou apenas um caminho quase que virtual senão virtual mesmo na maioria das vezes. A vida Cristã se diluiu numa “viagem” meio que zen , zen ninguém.Uma das palavras de Jesus após cear com os discípulos foi :

“ Vós fostes o que estiveram comigo nas minhas tentações “

Muitos ficam discutindo quais tentações Jesus poderia ter tido. Outros nem sequer mencionam tal texto com medo de que Jesus seja encarado como “fraco”.Porém , fato é que Jesus foi tentado e não apenas isso mas “estar com ele” foi fundamental para que não caísse.Releia o que Jesus disse :

“ Vós fostes o que estiveram comigo nas minhas tentações “

Uau!!! Jesus nunca ambicionou andar sozinho. Nunca desejou o caminho da solidão e nem o caminha da não participação. Ao contrario , ele deixa claro o valor da comunhão

Querido, não busque caminhar sozinho. Não busque ser indiferente ao próximo. Não use a liberdade e a liturgia na vida como desculpa para o isolamento. Valorize os pequenos encontros, os almoços informais, os afetos genuínos, os encontros comunitários, as festas de celebração da vida, as reuniões do caminho, e todo encontro que gere e estimule amizades espirituais.Virtualidade demais adoece a alma e deixa de curar o próximo.Não é atoa que o autor de Hebreus nos recomenda que não deixemos de congregar com é costume de alguns.

Antes, muito antes, estimulemo-nos ao amor e as boas obras as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Sendo assim, quero convida-lo a estar conosco em nossos encontros e que você seja um estimulo a fé de muitos.

Abraço

Carlos Clay

Nenhum comentário: