20 de maio de 2008

AQUELE QUE HABITA

 


O Salmo 91.

Considerado por muitos como um salmo “mágico” ao ponto de não poucos abrirem suas bíblias no salmo e assim deixá-la aberta para que haja proteção em suas casas, como que de alguma forma pudesse sair poder pelo simples fato de estar aberta em suas estantes. Porém não é esse tipo de poder-mágico de que trata o salmo, mas sim de um poder relacional.

O texto fala de relacionamento, de habitar junto, de certeza e convicção acerca de Deus e sua proteção. Não é mágica, e nem abra cadabra, ou um tipo de xazam. O salmista fala de relacionamento, o que também é muito diferente desse negócio de ficar recitando a Palavra como se fosse um mantra, em intermináveis repetições de versículos que apenas revelam a falta de real confiança em Deus. Pois quem crê, simplesmente sabe que habita e que na casa do Pai, que não é o templo físico-denominacional, mas sim o Templo das nossas vidas, onde cada um de nós é sacerdote do Altíssimo, se está protegido e sabe que assim é. Às vezes
a fé de alguns parece um tipo de verduco e não um descansar no Altíssimo.

Isso só é possível se houver relação com aquilo que dizemos crer, pois até mesmo crer é fácil, afinal os demônios crêem e estremecem, mas não tem relacionamento nenhum com o Pai. O que eles sentem é pavor e medo ante a sua Onipotência, e infelizmente é assim que muitos se sentem diante do Pai, com medo. Deus para muitos, até mesmos os confessados cristãos, o tem como um tirano, um deus perseguidor, raivoso e enfurecido. Até parecem que não sabem em quem realmente crêem, se é que realmente crêem.

Deus é relacional, por isso o salmista iniciar dizendo: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do Onipotente descansará. E segue dizendo: Ele é meu refúgio e fortaleza, o meu Deus em quem confio.

A sua confiança está em seu relacionamento e não nas páginas do Livro. Nós é que muito das vezes depositamos nossa confiança no livro-letra e não no Autor do Livro. A letra pode matar pelo inchaço de conhecimento teológico, mas o Espírito dá vida à letra de forma relacional. Por isso ser possível encontrar alguém que não entenda bulufas de bíblia e ainda assim ser um conhecedor de Deus e conhecido por Ele.

Daí poder dizer: a minha confiança está nEle.

Porque Me amou eu o livrarei. Fala de amor-relacional. Amor que se entrega sem reservas, sem falsidades, onde quem ama, ama como se é, e assim o amor do Pai vai nos transformando de glória em glória. Não é um relacionamento forçado. Ninguém ama a força, apesar de alguns gostarem de forçar as pessoas a amarem isso ou aquilo. Simplesmente é amor.

E assim essa relação desemboca num guarda-chuva de proteção divina. A Sua sombra estamos guardados. Livres do mal e do pior dos males, aquele que acomete a alma e a torna insípida, sem sabor para salgar o mundo e mostrar que Deus é relacionavelmente amoroso. E se ama ao Pai quando simplesmente se guarda os seus mandamentos, e seus mandamentos não são penosos. Seu mandamento é o amor.

Aquele que assim se relaciona com o Pai, o invocará e Ele lhe responderá: Estarei contigo na angustia e te livrarei e te glorificarei. Teus dias serão abundantes e porei a minha salvação diante de ti.

Aquele que em mim, Jesus, crer, Eu e o Pai viremos para ele e com ele habitaremos e com ele cearemos.

Meu amado, nossa fé não é um martírio à alma e sim nosso lugar de descanso no Pai.

Ele está contigo, afinal de suas mãos ninguém nos pode livrar. Descanse nisso e uma ótima semana.