9 de abril de 2009

JOÃO BATISTA NO CAMINHO e o caminho de João Batista




Recentemente o Pr. Caio respondeu a uma pergunta sobre “ O caminho” do caminho da graça enquanto "ente histórico" que visa ser um modo de ser no Caminho que é Cristo.Ora, pra mim, não há figura mais didática a nós do que o profeta João Batista, senão vejamos :

Ele não tem nenhum compromisso com este mundo , de modo que ele não tem relação com o poder temporal,nem com o templo e nem com Roma e isso fica evidente até na forma com que vivia.
Jesus disse que ele era como um “caniço agitado pelo vento” porém, entre os nascidos de mulher, não havia nenhum maior do que João.

Ele afirmou e não negou , disse : “ não sou o Cristo”. Ele sabia que seu chamado era apontar o Cristo , preparar o caminho ao Senhor nos corações dos homens posto que Jesus é a luz que vindo ao mundo ilumina a todo homem. Ele sabia que seu ministério deveria diminuir na mesma proporção em que o de Cristo crescia. Importa que ele Cresça e que eu diminua , disse ele. João Batista personifica o que o “caminho da graça “ deseja ser no chão da terra” servindo essa geração e as gerações porvir.O caminho da graça Não existe para ser e nem pra ter , existe para servir e apontar o Cristo ,diminuindo sua importância enquanto a de Cristo cresce na tua vida. O que importa é que Cristo cresça, portanto não pregamos a instituição e nem fazermos institucionalização de nada e de ninguém. Não fazemos discípulos nossos, antes ao vermos o cordeiro de Deus passando na vida dos homens , gritamos : “ Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.Tira o teu, tira o meu, tira o nosso sempre.

Somos também como João batista que disse : “ eu mesmo não o conhecia”. De fato a Igreja da qual Jesus disse ser sua esta firmada na revelação direta do pai, portanto é igreja e só é igreja a quem o pai se revela. Assim, não somos a porta de nada e nem porteiro. Não contabilizamos os frutos, apenas nos alimentamos juntos da arvore da vida.

Somos “o amigo do noivo” que se alegra quando o noivo vêm!
Não estamos “resgatando a noiva” posto que seu resgate já foi pago na cruz!
Não fazemos proselitismos.Antes deixamos ir e, enquanto for que dê muitos frutos de arrependimento.

Não estamos construindo nada e nem reinventando o evangelho.Apenas refazendo o caminho do primeiro amor por vezes adormecido e frio pela religiosidade.

Se você meu amigo , quiser seguir a Jesus e fazer disso o mais fascinante projeto de sua vida, saiba que há muita gente amiga na mesma caminhada em qualquer lugar da terra.

Saiba, que os dias são maus e andar de braços dados só ajuda.

Um abraço

Nenhum comentário: