17 de fevereiro de 2009

AINDA QUE.....


"Portanto, ainda que a figueira não floresça nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; todavia eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17,18).

A Oração de Habacuque não é Bela simplesmente pelo seu caráter poético. Também não é Bela por tratar-se de uma esperança baseada na certeza posto que ele, Habacuque, deixa claro que HÁ a possibilidade de que sua esperança seja frustrada, não alcançando o esperado.

Em outras palavras, Habacuque crer num Deus que nem sempre responde sim.Todavia , ele assume ser alguém que sempre responderá sim ao seu Deus.

Portanto, para Habacuque , Deus continuará a Ser Deus mesmo que Deus não responda sua oração.

Você crer num Deus assim ?
Você crer que Deus continua sendo Deus embora o sofrimento humano perdure ?
Consegue “ver” Deus embora pareça que Deus não o veja ?


Você já se imaginou começar uma oração com o " Ainda que " ?

Infelizmente,nos dias de hoje a oração de habacuque não é mais meditada. Nossas orações são , em sua maioria, determinações, amarrações, invocações a um Deus-escravo. Sim! Deus é Deus somente se endeusar minhas carências e suprir minhas necessidades.Quando isso não acontece a culpa é sempre por não ter fé suficiente, ou por ter quebrado a “corrente” , ou não ter molhado a mão de Deus, ou não ter cumprido o rito correto.

Daí a quantidade gigantesca de pessoas que abandonaram a fé , ou vivem na ciranda do cachorro louco correndo atrás do próprio rabo e nunca tendo paz e descanso. Foram ensinadas a bar-ganhar com a divindade posto que ela , a divindade, sempre responde sim e eu é que preciso “oferecer” algo em troca do favor divino. Lembro-me da primeira vez que ouvi um cristão dizer o texto de filipenses 4 :13 : “ tudo posso naquele que me fortalece”. Para esses, Deus tinha dado a eles um poder tal que nunca passariam ou deveriam passar por problemas e, caso passassem, voltavam pra cirando do cachorro louco correndo atrás do rabo tentando descobrir onde, como , porque , quando, erraram para que estejam passando por alguma dificuldade.

Ora, dito isso, Estaria eu convocando você a uma espécie de auto-mutilação ou a fazer do sofrimento uma espécie de modo de purificação ? obviamente que não !

Para habacuque , Deus era Deus até no sofrimento. Ele crer que a figueira florescerá mas afirma que mesmo que ela não floresça isso não o diminuirá diante de Deus e nem Deus será diminuído diante dele.

Mas perceba que ele não diz que continuará crendo em algo que acontecerá mesmo que tardiamente, mas continuará crendo e se alegrando embora não aconteça pois ele sabe que Deus lhe deu algo muito maior e de forma irrevogável : a salvação.

Deus pode até não ser o Deus que floresce a figueira nesse instante de sua vida mas é o Deus que te salva e te dá esperanças superiores.

Portanto, ore comigo assim :

Pai ! Ainda que ....
Eu , Eu todavia me alegrarei no Senhor , pois eu sei que meu redentor vive!
Que seja assim até o fim!
Amém!

Nenhum comentário: